Câmpus V sedia palestra sobre métodos alternativos ao uso de animais em pesquisa e inovação
Com o objetivo de possibilitar aos discentes e pesquisadores do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a oportunidade de debater um tema de relevância para o desenvolvimento científico e técnico contemporâneo o Câmpus V sediou nesta terça-feira (15), no auditório Pioneiros, a palestra “Rede Nacional de Métodos Alternativos ao uso de animais: Importância para Ciência, Tecnologia e Inovação”.
A atividade foi ministrada pela representante nacional dos laboratórios associados da Rede Nacional de Métodos Alternativos ao uso de animais (Renama), Leila Bastos Leal, que apresentou o conceito de New Approach Methods (NAMs), alternativas metodológicas para avaliação de compostos sem o uso de animais, a legislação relacionada ao tema, os centros de validação, dentre outras questões. A pesquisadora também destacou o papel da Renama no desenvolvimento e promoção desses métodos no país, e evidenciou exemplos práticos de alternativas que já estão sendo utilizadas em diversas indústrias, como a farmacêutica e a cosmética.
Segundo o pró-reitor de pós-graduação e pesquisa da UEPB, professor Francisco Jaime, organizador da atividade, a atualização sobre métodos alternativos ao uso de animais é fundamental para promover a ética e a inovação na pesquisa científica.
“Esses métodos, que incluem técnicas como cultura de células, simulações computacionais e modelos in vitro, não apenas reduzem o sofrimento animal, mas também podem oferecer resultados mais relevantes para a biologia humana. Além disso, a adoção de abordagens alternativas pode acelerar o desenvolvimento de novos tratamentos e medicamentos, aumentando a eficácia e a segurança das pesquisas. À medida que a sociedade se torna mais consciente e exigente em relação ao bem-estar animal, manter-se atualizado sobre essas alternativas é essencial para a responsabilidade científica e para o avanço da ciência de forma ética e sustentável”, avalia o professor Francisco.
O Evento foi promovido pela Central Multiusuária de Análise e Caracterização Quimico-Biológica (CM-ACQuimBio) da UEPB, em parceria com a coordenação do curso de Ciências Biológicas do Câmpus V, e a Comissão de Ética no uso de Animais (CEUA/UEPB)
Texto e fotos: Juliana Marques.