Laboratório da UEPB é o primeiro da América Latina a receber Microscópio acoplado a Infravermelho e Raman
A Central Multiusuário de Análise e Caracterização Químico-Biológica (CM-ACQuimBio) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em funcionamento no Câmpus V, em João Pessoa, recebeu os técnicos da empresa Shimadzu, uma das líderes mundiais no desenvolvimento de equipamentos analíticos para Pesquisa, Desenvolvimento e Controle de Qualidade nas áreas das Ciências da Vida, Farmacêutica, Cosmética, Química, Petroquímica, Forense, de Alimentos, de Bebidas e de Meio Ambiente.
Esses profissionais estiveram na CM-ACQuimBio da UEPB durante o mês de abril realizando a instalação e o treinamento para uso do primeiro microscópio acoplado a um espectrômetro de infravermelho e RAMAN da América Latina, e o 19° instalado no mundo, que agora está disponível para uso nas pesquisas realizadas na Central Multiusuário da Instituição.
De acordo com o coordenador da CM-ACQuimBio, professor Élquio Eleamen, a chegada do Microscópio irá permitir a ampliação de serviços prestados à comunidade acadêmica da UEPB e de setores interessados no Estado da Paraíba. “Este equipamento combina ambas as técnicas de espectroscopia Raman e de Infravermelho em um único equipamento, oferecendo informações moleculares sem igual em uma única análise a respeito da amostra orgânica e inorgânica. Pesquisadores poderão utilizar esta ferramenta para o estudo de contaminantes, com destaque para a identificação de microplásticos, além da caracterização molecular para setores da saúde, química, eletrônica e afins”, explica Elquio.
De acordo com o pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime, além do Microscópio, os demais equipamentos que estão sendo instalados ficam à disposição de toda comunidade acadêmica na Central Multiusuária colocam a UEPB numa posição de destaque regional e nacional. Segundo ele, parte destes recursos são considerados equipamentos de fronteira do conhecimento, que até então inexistiam nas Instituições da região Nordeste, a exemplo do Espectrômetro de Emissão Ótica com Plasma induzida por Laser (LIBS), que é uma tecnologia usada, por exemplo, no robô Curiosity, da NASA, que está explorando a superfície do planeta Marte, e esse Microscópio que é o primeiro do Brasil.
“Não tenho dúvidas que em médio prazo veremos grandes impactos para a pesquisa, inovação e desenvolvimento de produtos na UEPB, em todo Estado da Paraíba, e na região Nordeste. Teremos uma melhoria na qualidade das pesquisas desenvolvidas, com a possibilidade de criação de novas linhas de estudo que eram até então limitadas devido à falta de infraestrutura, por conta da ampliação das possibilidades de parcerias com outras Instituições de Ciência e Tecnologia, e até mesmo com a maior aproximação com setores empresariais e indústrias, trazendo mais investimentos para a UEPB”, avalia o professor Francisco Jaime.
Sobre a Central Multiusuário de Análise e Caracterização Químico-Biológica
A CM-ACQuimBio é um dos Centros Estaduais de Infraestrutura Científica e Tecnológica de Carácter Multiusuário (CEICTCMs) em funcionamento na UEPB, e apoiado pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Ciência Tecnologia Inovação e Ensino Superior (SECTIES) através do EDITAL 50/2021 da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ).
No local são atendidos pesquisadores, empresas e indústrias interessadas em realizar análises químicas e biológicas, de acordo com os equipamentos disponíveis, os quais podem ser facilmente identificados no site disponível na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE) do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), ou no site próprio na página da UEPB.
Texto: Juliana Marques
Fotos: Divulgação